Menu
 
 
.:: STREET DANCE ::.
Perfil: 1 |  |  |
e:\home\criativos\web\site\sw\2101\s10w0002\070707\0011p.jpg(True)

Existem dois tipos de danças de ruas. A dança de rua vinculada ao movimento Hip Hop e a dança de rua vinculada às academias e estúdios de dança, o famoso street dance. Na Studio Wellness você encontra essa modalidade, venha praticar com a gente. Confira!

 

Dias: Confira grade no fim da página.
Alunos: máximo de 30 pessoas.
Informações: As aulas são dinâmicas, de fácil aprendizado e o indicado é apenas vir com roupas confortáveis.

Studio Wellness é cultura: saiba mais sobre Street Dance.

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk (é preciso deixar bem claro que o funk carioca NÃO É IGUAL ao funk original imortalizado além de James Brown, pelo Le Gusta, Paula Lima, Tim Maia, Ed Motta, Jorge Ben, Seu Jorge, Funk N' Lata, Olodum, Sandra de Sá, Thaide e DJ Hum, Funk dos anos 80 em geral, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Funkadelic, entre outros.)

O Breaking, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança.

Em janeiro de 1991, foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.

O curso virou projeto e para alguns “religião”, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.

Hoje sua repercussão mundial, retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.

Existem dois tipos de danças de ruas. A dança de rua vinculada ao movimento Hio Hop e a dança de rua vinculada às academias e estúdios de dança, o famoso street dance.

No Street Dance nós podemos caracterizar essas informações abaixo como:

1 - Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade.

2 - Nesse ritmo, dá-se mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobaticos coregrafados, saltos e saltos mortais. Sempre saem bons resultados com grupos grandes (pelas figuras que formam).

3 - No início de sua difusão a maioria dos dançarinos de street dance eram homens, porém hoje encontra-se um maior espaço para todos os gêneros sexuais.

4 - São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.

5 - No Brasil a dança teve seu início marcado pelo grupo Dança de Rua do Brasil que abriu espaço para muitos outros grupos importantes como: Street Soul sob orientação de Ana Cristina (Curitiba-Paraná), Heart Beat e cia. sob orientação de Octávio Nassur (Curitiba Paraná), Companhia de perfomance sob Orientação de Tatiana Sanchis (São Paulo -SP), Ritmos de Rua sob orientação de Edson Guiu (São Paulo - SP), The Face com direção de Haysten, entre outros.

a Dança de Rua quando vinculada ao movimento Hip Hop toma um outro sentido na história e em sua formação.

Hip (inglês) - quadril // Hop (inglês) - pulo

1 - Existem três estilos de dança dentro do Hip Hop (alguns podem considerar quatro já veremos por que):

  • a)O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
  • b)O Locking, executados por lockers
  • c)O Popping, executado por poppers


2 - O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows, os Djs entram e tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) fazem a sua dança nessa batida da música.

3 - Difere-se do Street Dance pois o Hip Hop utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happing feet, monastery e etc, enquanto o Street Dance além desses estilos se utiliza também das linguagens corporais do Jazz, Dança Contemporânea, e outros movimentos conhecidos pelo corpo do dançarino e do coreografo. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que este veio de festas enquanto o Street Dance de academias se limita mais as coreografias.

4 - Uma das grandes características do Street Dance vinculada ao Hip Hop é a improvisação, que algo momentâneo e acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança.

5 - Tem seu nascimento nos Estados Unidos da América, o leste e o oeste norte americano tem expoentes diferentes de estilos e de representantes no Street Dance.

Curiosidade: Para as pessoas que conhecem da cultura Hip Hop, a grande influência da mídia sobre o movimento, auxilia na divulgação e no desvirtuamento da pureza almejada pelo Hip Hop. A mídia, com sua hiper realidade, transforma roupas e artigos em movimentos sociais e transgridem com a necessidade de se reunir e fortalecer grupos de uma ideologia e crença social.

Imgtxt:
2101/s10w0002/071207/0003a.mp3 Arquivo Publicado por Dança Jundiaí - Academia Studio Wellness
Receba notícias especiais da Wellness por e.mail:
Todas
Aulas
Eventos
Nome
E.mail
Dança Jundiaí - Academia Studio Wellness - Rua XV de Novembro, 1749 - Vila Municipal - Jundiaí /SP | Fone 11 3395-7499
Conheça mais sobre a Wellnes ! Dança de Salão, Mais Danças ou Mais Qualidade de Vida Veja as Novidades em nosso Blog ! Confira a agenda e programe-se ! Pacotes exclusivos e promoções ! Entre em contato com a Wellness !